Política

Maioria reprova conduta de Moro mas apoia prisão de Lula, fala de Bolsonaro levanta questões sobre trabalho infantil e mais notícias.3 min

July 9, 2019 2 min read

author:

Maioria reprova conduta de Moro mas apoia prisão de Lula, fala de Bolsonaro levanta questões sobre trabalho infantil e mais notícias.3 min

Reading Time: 2 minutes

Pesquisa mostra que maioria reprova conduta de Moro mas apoia prisão de Lula

Uma pesquisa do Datafolha divulgada no final de semana aponta que 63% dos entrevistados ficaram sabendo sobre as conversas divulgadas pelo site The Intercept. Desse total, 58% disseram que a conduta do ex-juiz Sérgio Moro foi inadequada; 31% aprovam a posição de Moro e 11% não soube opinar sobre o assunto. A pesquisa entrevistou 2086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. Ainda segundo o Datafolha, a maioria dos entrevistados disse considerar a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva justa: são 54%. Para 42%, porém, a condenação do petista é injusta. Outros 4% não souberam opinar.

Moro vai tirar licença de cinco dias

O ministro da Justiça recebeu autorização do presidente Jair Bolsonaro para tirar uma licença não remunerada de cinco dias alegando se tratar de “assuntos particulares”. Segundo a assessoria do ministério, Sérgio Moro estará de férias e o secretário executivo Luiz Pontel responderá interinamente durante a ausência do ministro. A licença foi concedida entre os dias 15 e 19 de julho. Na prática, o ministro não poderia tirar férias, por ter começado a trabalhar em janeiro. Por isso, está tirando uma licença não remunerada e, segundo a assessoria, usará o período para férias.

Bolsonaro compara a Amazônia a “uma mulher virgem que todo tarado quer”

“Ao deixar o Palácio da Alvorada para uma festa junina, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil “é uma virgem que todo tarado de fora quer”. A declaração foi dada quando o presidente falava sobre o processo de demarcação de terras indígenas e o desmatamento na Amazônia. Segundo Bolsonaro, os países da Europa defendem a preservação da Amazônia com o objetivo de explorá-la no futuro.”

Cúpula do PSDB discute expulsão de Aécio Neves

“A cúpula do PSDB quer que o deputado federal Aécio Neves e outros tucanos na mira da Polícia Federal se licenciem do partido até agosto. O comando do partido tem a expectativa de que o deputado se afaste do partido para que uma expulsão não seja necessária. O PSDB, agora sob o comando do ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo (PE), tem se articulado para “”repaginar”” a imagem da sigla, que tem entre seus caciques o governador de São Paulo, João Doria.”

Texto da Previdência deve ir a Plenário igual como saiu da Comissão Especial

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o Plenário da Câmara dos Deputados deve receber o mesmo texto da reforma da Previdência aprovado em comissão especial na semana passada. Onyx disse que os parlamentares que estão comprometidos com a reforma têm sinalizado que a votação na próxima quarta-feira (10) em primeiro turno está garantida. E, na semana que vem, o segundo turno.

Fala de Bolsonaro levanta questões sobre trabalho infantil

“Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro usou seu exemplo pessoal para defender a ideia de que o “trabalho não atrapalha a vida de ninguém, não interessa a idade.” Bolsonaro contou que quebrava milho na fazenda, aos 9 ou 10 anos de idade. Nas redes sociais, diversas pessoas se manifestaram, umas contavam histórias parecidas outras apontaram que a defesa pública do trabalho infanto juvenil pode ser perigosa e normaliza a exploração de crianças.”

Advertisements