Política

Bolsonaro na reunião da cúpula do Mercosul e mais notícias.3 min

July 18, 2019 3 min read

author:

Bolsonaro na reunião da cúpula do Mercosul e mais notícias.3 min

Reading Time: 3 minutes
Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaro participa de reunião da cúpula do Mercosul 

 O presidente Jair Bolsonaro está hoje em Santa Fé, na Argentina, para participar da 54ª Cúpulo de Chefes de Estado do Mercosul. Esta é a primeira participação de Bolsonaro em uma reunião de cúpula do grupo. O Brasil assumiu o comando rotativo do Mercosul, pelos próximos 6 meses. Durante seu discurso, o presidente brasileiro destacou que o Mercosul deve dedicar atenção às negociações externas, na revisão da tarifa externa comum e na reforma institucional do bloco sul-americano. 

Maia e Doria discutem inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência 

Após sinalização do Senado, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já está discutindo com os governadores a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Caso seja modificada no Senado, a PEC voltará à Câmara para nova votação. Na segunda, Maia se reuniu com o governador de São Paulo, João Doria para garantir o melhor acordo entre os governadores e deputados. A reforma foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados na semana passada. A proposta ainda terá de passar por uma nova votação no plenário da Casa antes de ser submetida aos senadores. A previsão é a de que os deputados analisem a proposta em segundo turno entre 6 e 8 de agosto. 

Bolsonaro diz que embaixadores brasileiros nos EUA não fizeram ‘nada de bom’ desde 2003 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que desde 2002, os embaixadores brasileiros nos EUA não fizeram nada de bom pelo Brasil e voltou a defender a indicação do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador em Washington. Segundo ele, Eduardo “tem rodado o mundo todo” nos últimos anos e tem qualificação para o posto. O presidente voltou a afirmar que a indicação do deputado seria ter uma suposta prioridade em pedidos direcionados ao governo norte-americano, pelo fato de Eduardo ser seu filho. 

Para MPF, diálogos atribuídos a Moro não podem anular condenação de Lula 

Em um parecer, o Ministério Público Federal afirmou que a ação que Lula responde não pode ser anulada por conta dos diálogos divulgados pelo site The Intercept. O parecer é contra um recurso da defesa do ex-presidente que pede a anulação da ação penal de Lula. No recurso, a defesa afirmou que as recentes publicações veiculadas pelo site “revelam uma série de situações que não condizem com a imparcialidade que se espera no exercício da função jurisdicional”. Os advogados se referem à atuação de Moro no caso. 

Equipe de Paulo Guedes vai apresentar mais de uma proposta de saque do FGTS 

A equipe do ministro da Economia vai apresentar nesta quinta-feira mais de uma proposta de saques de contas do FGTS para o presidente Jair Bolsonaro. Entre as propostas estão o saque único de um percentual de contas ativas e inativas do fundo; saque apenas de contas inativas neste ano; e a criação de um modelo de saque anual, que poderia funcionar como um 14º salário para o trabalhador. A intenção do governo é anunciar ainda nesta quinta-feira a proposta final de saque durante o evento de balanço de 200 dias de governo Bolsonaro. 

MP do DF fala em risco de “paralisação esmagadora” após decisão de Toffoli sobre Coaf 

A procuradora-geral em exercício do Ministério Público do Distrito Federal, Selma Sauerbronn, divulgou uma nota pedindo a reforma da decisão que suspendeu o uso de dados do Conselho de Controles de Atividades Financeiras (Coaf) em investigações em todo o Brasil. No texto, a procuradora Selma Sauerbronn afirma haver evidências de que a medida causará “paralisação da maioria esmagadora das investigações e processos criminais em tramitação”. A determinação de suspensão foi do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, em processo envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PSL). 

Advertisements