Política

Ex-embaixador no EUA diz que Senado deveria rejeitar indicação de Eduardo Bolsonaro3 min

July 19, 2019 3 min read

author:

Ex-embaixador no EUA diz que Senado deveria rejeitar indicação de Eduardo Bolsonaro3 min

Reading Time: 3 minutes

Ex-embaixador no EUA diz que Senado deveria rejeitar indicação de Eduardo Bolsonaro

O ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Ricupero, afirmou que se o presidente realmente decidir indicar o filho ao cargo de embaixador do Brasil nos EUA, o plenário do Senado deveria rejeitar a indicação. Apesar de dizer que não sabe como os senadores reagirão, o diplomata defende que a Casa rejeite a indicação “em cumprimento a seu dever constitucional de velar pela aprovação dos indicados à chefia de missões diplomáticas por voto secreto”. Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que aguarda somente a resposta à consulta que fez ao governo norte-americano para indicar ao Senado o nome do filho como embaixador dos EUA. Eduardo será avaliado pata o cargo por uma comissão e pelo plenário.

Bolsonaro diz que governo manterá saques do FGTS apesar da preocupação de empresários

O presidente Jair Bolsonaro disse que apesar de ter conversado na véspera com os empresários da construção civil, o governo manterá o programa de saques do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Bolsonaro comentou a liberação dos saques do FGTS após participar de uma solenidade em comemoração ao Dia do Futebol no Ministério da Cidadania.

Chefe do gabinete do ICMBio pede exoneração do cargo

Clarisse Elizabeth Fonseca Cruz pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira. Quem assumirá a chefia do gabinete do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) será Mariana Bulat, técnica-administrativa do instituto há quase cinco anos. O ICMBio é responsável por 335 unidades de conservação federais, distribuídas em todos os biomas do país (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho).

Bolsonaro reduz pela metade membros da indústria no Conselho Superior do Cinema

O presidente do Brasil reduziu pela metade a participação de representantes da indústria cinematográfica no Conselho Superior do Cinema, órgão responsável por elaborar a politica nacional para o setor. No texto diz que a redução foi de seis para três, o número de representantes do setor. Agora, o governo terá maioria na composição do conselho: serão sete ministros, e cinco integrantes do setor e da sociedade civil.

Onyx Lorenzoni diz que governo espera cortar ‘mais de 25 mil cargos em comissão’ nos próximos dias

O ministro-chefe da Casa Civil afirmou que o governo espera fazer os cortes ainda no próximos 100 dias. Onyx Lorenzoni deu a declaração durante uma entrevista coletiva concedida após a cerimônia de 200 dias do governo Jair Bolsonaro, em que o presidente ampliou a restrição para nomeação nesses cargos. De acordo com Onyx, universidades e institutos federais têm, juntos, cerca de 60 mil cargos desse tipo. “Há de convir que é excessivo”, declarou.

Lava Jato diz ter recuperado mais de 67 milhões de reais em contas no exterior

A força-tarefa da Operação Lava Jato diz ter recuperado R$ 67 milhões que estavam em contas no exterior e segundo o Ministério Público Federal este dinheiro tinha sido desviado de contratos firmados entre a Odebrecht e a Petrobras. Segundo a força-tarefa, o montante foi direcionado para contas de três ex-executivos da Petrobras. Eles foram condenados corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em fevereiro deste ano.

Bolsonaro diz que ‘falar que passa fome no Brasil é uma grande mentira’

O presidente afirmou que é uma “grande mentira” que pessoas passem fome no Brasil. Segundo ele, não há nas ruas do país pessoas com “físico esquelético”. A declaração foi dada durante um café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros. Bolsonaro ainda foi questionado por uma jornalista sobre o aumento da pobreza e da fome no país, que teria sido apontado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia. Ele respondeu que “falar que pessoas passam fome no Brasil é uma grande mentira. Não passa de um discurso populista”.

Advertisements