Política

Bolsonaro tem 5 dias para explicar indicação de filho para embaixada, Caixa reduz taxas de juros em até 40% e mais notícias3 min

July 31, 2019 2 min read

author:

Bolsonaro tem 5 dias para explicar indicação de filho para embaixada, Caixa reduz taxas de juros em até 40% e mais notícias3 min

Reading Time: 2 minutes

Governo edita decreto orçamentário e os maiores bloqueios são em Cidadania e Educação

Na noite de terça, o governo publicou o decreto de programação orçamentária com o chamado contingenciamento (bloqueio) de mais de R$ 1,44 bilhão em gastos no Orçamento de 2019. O bloqueio tem por objetivo tentar cumprir a meta de déficit primário do governo neste ano. Deste valor, as três pastas que sofreram os maiores bloqueios são: Ministério da Cidadania, Ministério da Educação e Ministério da Economia, sucessivamente.

Caixa anuncia redução de até 40% nas taxas de juros de linhas de crédito

A Caixa Econômica Federal anunciou que irá reduzir suas taxas de juro para algumas linhas de crédito, como os cheques especiais, capital de giro e empréstimos pessoais. As novas regras estarão disponíveis a partir de 19 de agosto.

Juiz federal dá cinco dias para Bolsonaro explicar indicação de filho para embaixada

O juiz federal André Jackson de Holanda, determinou que o presidente Jair Bolsonaro apresente explicações, em um prazo de cinco dias, sobre a indicação de seu filho Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O despacho do juiz só aconteceu depois que o deputado federal Jorge Solla pediu uma decisão liminar para impedir a indicação de Eduardo.

Presidente da OAB vai ao STF para obrigar Bolsonaro a contar o que disse sobre seu pai

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, entrou com uma interpelação no Supremo Tribunal Federal para que o presidente Jair Bolsonaro explique as declarações a respeito do pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido durante a ditadura militar. A defesa quer que o presidente dê explicações sobre a afirmação feita nesta segunda-feira por Bolsonaro de que “um dia” contará ao presidente da Ordem como o pai do advogado desapareceu.

Bolsonaro busca acordo comercial abrangente com os EUA

Tudo começou depois que o presidente brasileiro viajou para Washington em março deste ano. O objetivo é buscar um acordo abrangente, que envolva liberalização do comércio, facilitação de investimentos, propriedade intelectual e defesa. O modelo de acordo discutido no momento, contudo, não se restringe apenas ao Brasil, mas sim entre Estados Unidos e Mercosul.

Comitê de secretários estaduais de Fazenda aprova proposta de reforma tributária 

Os secretários aprovaram por unanimidade, uma minuta de proposta de reforma tributária, que agora irá ser apresentada aos governadores. A proposta prevê a criação de um comitê gestor para o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) sem a participação do governo federal. De acordo com o texto, a União não poderá participar, por exemplo, das decisões sobre a definição de alíquotas para o novo tributo, que substituiria outros cinco (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Advertisements