Política

Bolsonaro e ministros discutem ações na Amazônia, diplomatas temem consequências da piora da relação entre Brasil e França e mais notícias.3 min

August 27, 2019 2 min read

author:

Bolsonaro e ministros discutem ações na Amazônia, diplomatas temem consequências da piora da relação entre Brasil e França e mais notícias.3 min

Reading Time: 2 minutes

Bolsonaro reúne ministros para discutir ações da Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu em Brasília com pelo menos seis ministros e integrantes das Forças Armadas para discutir as queimadas na Amazônia. O encontro ocorreu no Ministério da Defesa. Participaram do encontro os ministros da Defesa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, o ministro das Relações Exteriores, da Casa Chefe Civil entre outros. 

Itamaraty suspende férias de embaixadores para tentar reação à crise ambiental

O Itamaraty decidiu suspender as férias de todos os embaixadores do Brasil na Europa e nos demais países do G7 pelos próximos 15 dias, para coordenar uma resposta ao que está sendo chamado no governo de “crise ambiental”. A decisão foi tomada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. 

Diplomatas temem consequências da piora da relação entre Brasil e França

Diplomatas avaliam que a relação entre Brasil e França atravessa a maior crise dos últimos 60 anos. Segundo eles, até mesmo setores estratégicos de Defesa podem ser comprometidos pelas tensões geradas entre os presidentes Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron. 

Raquel Dodge diz que há ‘suspeita de ação orquestrada’ na Amazônia

A procuradora-geral da República afirmou que há suspeita de ação orquestrada em queimadas na Amazônia. Após ter se reunido com a Força Tarefa Amazônia, Raquel Dodge disse “o que nós percebemos é que há sinais de que uma atuação foi longamente cultivada para chegar a esse resultado. Há elementos que justificam a abertura de inquéritos para investigar e punir os infratores”. 

Maia quer votar projetos de lei ligados à preservação do meio ambiente

O presidente da Câmara dos Deputados disse que pretende colocar em votação nesta semana no plenário, projetos de lei que tratem da preservação do meio ambiente. Segundo Maia, deputados da bancada do agronegócio e parlamentares que têm o meio ambiente como bandeira discutirão em reunião quais textos serão pautados. 

Saúde é a área com maior queda nos gastos não obrigatórios em comparação com 2018

A área da Saúde foi a que teve a maior queda nos gastos não obrigatórios da União no primeiro semestre deste ano. Esses gastos, chamados de gastos discricionários, são aqueles que o governo pode manejar da maneira como achar conveniente. São diferentes dos gastos obrigatórios, que, por lei, têm definição prévia de como devem ser executados. Um exemplo de gasto obrigatório é o pagamento do salário dos servidores. 

CCJ da Câmara desengaveta proposta de autonomia da Polícia Federal

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Franceschini, ‘tirou da gaveta’ a PEC que trata da autonomia da Polícia Federal. A retomada do debate a respeito da PEC gera polêmica na Câmara e divide parlamentares. A CCJ retomou o debate no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro disse que poderia trocar o diretor-geral. 

Foto: Isac Nóbrega/PR

Advertisements