Política

Fim do motim no Ceará, Planalto discute Orçamento e mais notícias2 min

02/03/2020 2 min read

author:

Fim do motim no Ceará, Planalto discute Orçamento e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Fim do motim no Ceará

O fim do motim de policiais militares no Ceará foi recebido com alivio para os governadores do Estado e também no Palácio do Planalto. O medo era de que a greve dos policiais motivasse ações semelhantes ao demais estados do Brasil.

Fila do INSS: militares e servidores começam em abril

Servidores públicos aposentados e militares da reserva devem começar a trabalhar já em abril para tentar diminuir a fila de pedidos do INSS. Segundo o Ministério da Economia, a expectativa é que mais de 8,22 mil trabalhadores nessas condições sejam contratados.

Planalto discute Orçamento impositivo

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, procurou a cúpula do Congresso para discutir os acordos do vetos ao orçamento impositivo. No ano passado, o Congresso havia aprovado uma PEC que ampliou o poder dos parlamentares e reduziu o do governo, para decidir onde investir os recursos públicos federais.

Bolsonaro participa de posse do novo presidente do Uruguai

O presidente Jair Bolsonaro embarcou no domingo para participar da cerimônia de posse do presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Eleito pelo Partido Nacional, de centro-direita, Lacalle Pou encerra o ciclo de 15 anos de governo de esquerda de Tabaré Vásquez e Pepe Mujica.

Terras indígenas podem receber hidrelétricas

O Ministério das Minas e Energia estima que as terras indígenas brasileiras tenham muito potencial para receber cerca de 40 hidrelétricas com capacidade de gerar, ao todo, 28 mil megawatts. No início de fevereiro, o governo havia enviado ao Congresso um projeto que regulamenta a exploração de terras indígenas.

Conta de luz continua sem cobrança extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a bandeira tarifária continuará verde em março e isto quer dizer que não haverá cobrança extra na conta de luz. Segundo a Aneel, em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação e, para março, a previsão é de manutenção da “condição hidrológica favorável”.

Foto: Fabiane de Paula/SVM