Geral Política

Confira os principais pontos da Reunião Ministerial que teve gravação divulgada pelo STF e mais notícias4 min

22/05/2020 3 min read

author:

Confira os principais pontos da Reunião Ministerial que teve gravação divulgada pelo STF e mais notícias4 min

Reading Time: 3 minutes

Nesta sexta-feira (22) o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a divulgação do vídeo da Reunião Ministerial do dia 22 de abril. A reunião foi mencionada durante o discurso do ex-ministro Sergio Moro como prova de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. Abaixo você confere os principais pontos da reunião.

Bolsonaro afirma que não queria esperar investigações “foder” a família

Em um dos trechos da Reunião Ministerial, o presidente Jair Bolsonaro disse “Eu não vou esperar foder a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meus, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira”. A fala de Bolsonaro faz parte do material sobre o inquérito que investiga a suposta interferência do presidente da República na PF.

E mais…

Em mais um dos trechos da Reunião, o presidente Jair Bolsonaro disse que ele não pode ser surpreendido com as notícias. “Eu tenho o poder e vou interferir em todos os ministérios, sem exceção. Eu não posso ser surpreendido com notícias. Eu tenho a PF que não me dá informações” afirmou o presidente da República

Ministro da Educação diz que gostaria de colocar os ministros do STF na cadeia

Abraham Weintraub disse “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. Na declaração, o ministro da Educação estaria se referindo aos demais ministros do Supremo Tribunal Federal. Weintraub começou a participação na Reunião Ministerial explicando o motivo para compor o governo, que seria “a luta pela liberdade” e acabar com a corrupção em Brasília.

Ministro do Meio Ambiente diz que governo deveria aproveitar a crise do coronavírus para mudar algumas regras na área ambiental

Durante a Reunião, o ministro Ricardo Salles alertou os demais ministros sobre o que considerava ser uma oportunidade trazida pela pandemia da Covid-19. Para Salles, o governo deveria aproveitar o momento em que a sociedade e a mídia estão focadas no combate ao coronavírus, para eles mudarem algumas regras que podem ser questionadas na Justiça. Segundo o Ministro do Meio Ambiente, seria a hora de fazer uma “baciada” de mudanças nas regras ligadas à proteção ambiental e agricultura.

Reunião Ministerial do dia 22 de abril de 2020

Augusto Heleno emite nota ameaçando o STF

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou, por meio de uma nota, que a eventual apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro seria “inconcebível” e teria “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”. Heleno se referiu ao fato de que o ministro Celso de Mello, do STF, encaminhou à Procuradoria-Geral da República, três notícias-crime apresentadas por parlamentares. Em uma dessas notícias-crime, parlamentares pedem a apreensão do celular de Bolsonaro.

Brasil bate recorde e registra 1.188 novas mortes em 24 horas

Em novo recorde, o Brasil contabilizou quase 1.200 novas mortes causadas pela pandemia do coronavírus. De ontem para hoje, houve registros de 18.508 novos casos de infecção pela Covid-19 e agora já são mais de 310 mil pessoas contaminadas, sendo mais de 100 mil novas infecções em apenas uma semana. O total de óbitos pela doença já passa de 20.500 no país.

OMS diz que América do Sul é o novo epicentro do coronavírus e Brasil se torna preocupação

A Organização Mundial da Saúde afirma que a América do Sul se transformou em “um novo epicentro” da pandemia e alerta que o Brasil, o país mais afetado, preocupa. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, insistiu que não recomenda o uso da cloroquina em ampla escala, como proposto pelo governo brasileiro de Jair Bolsonaro.

Foto: Marcos Corrêa/PR