Geral Política

Protestos marcam o fim de semana no Brasil e nos EUA, OMS alerta que Brasil ainda não enfrentou o pior momento da Covid-19 e mais notícias2 min

01/06/2020 2 min read

author:

Protestos marcam o fim de semana no Brasil e nos EUA, OMS alerta que Brasil ainda não enfrentou o pior momento da Covid-19 e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Protestos marcam o fim de semana no Brasil e nos EUA

O último dia de maio foi marcado por diversos protestos ao redor do mundo. Manifestantes foram às ruas das principais cidades dos Estados Unidos e do Brasil em indignação às mortes de pessoas pretas cometidas por policiais brancos. No Brasil, a cidade de São Paulo reuniu torcidas organizadas de times em protesto em defesa da democracia. No entanto, também houveram manifestações pró-governo a favor do presidente Jair Bolsonaro.

Entenda o movimento ‘#VidasNegrasImportam’

A hashtag que ganhou força principalmente durante o final de semana surgiu em protesto contra as mortes de pessoas assassinadas durante operações policiais. Nas redes sociais diversas pessoas se manifestaram. Inspirado pelo movimento americano #BlackLivesMatter que tomou os Estados Unidos desde a morte de George Floyd por um policial branco, o #VidasNegrasImportam protesta contra o crescente número de jovens negros assassinados por policiais no Brasil. O movimento traz como símbolo a foto do menino João Pedro de 14 anos, morto dentro de casa em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Bolsonaro compartilha frase de Líder Fascita

Em sua rede social, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo onde aparecia a seguinte frase: “Melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha”. Bolsonaro não escreveu o nome do autor, mas a frase pertence ao líder fascita Benito Mussolini. Mussolini foi líder do Partido Nacional Fascita na Itália e é apontado como o principal responsável pela ascensão do fascimo na Europa.

OMS alerta que o Brasil ainda não enfrentou o pior momento da pandemia da Covid-19

O chefe das operações de emergências da OMS, Michael Ryan, alertou que ainda não há como prever quando a América vai atingir o pico de transmissão do coronavírus. Segundo ele, nas últimas 24 horas os maiores números de surgimentos de casos veio do Brasil e dos Estados Unidos. Ryan afirma que esses países ainda não chegaram ao pico da doença.

Ministro das Relações Exteriores anuncia recebimento de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina vindas dos EUA

O ministro Ernesto Araújo divulgou em sua rede social que o Brasil recebeu 2 milhões de doses da hidroxicloroquina dos Estados Unidos e afirmou que a “Cooperação Brasil-EUA no combate ao Covid-19 continua avançando”.

TSE recebe R$ 2 bilhões para as eleições municipais

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu R$ 2 bilhões do fundo eleitoral para os partidos financiarem as campanhas de candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano. Agora, o tribunal irá definir, nos próximos 15 dias, a parcela que cada partido terá direito. As eleições municipais 2020 estão marcadas para outubro, mas podem ser adiadas em função da pandemia no coronavírus.

Foto: Pam Santos