Geral Política

Brasil já tem mais de 38 mil mortos por Covid-19, MEC irá fazer enquete para decidir a nova data do Enem e mais notícias3 min

10/06/2020 2 min read

author:

Brasil já tem mais de 38 mil mortos por Covid-19, MEC irá fazer enquete para decidir a nova data do Enem e mais notícias3 min

Reading Time: 2 minutes

Coronavírus: Brasil passa dos 38 mil mortos

Segundo levantamento feito pelos principais jornais do país, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, até as 13h desta quarta-feira, o Brasil tinha registrado 38.701 mortes por coronavírus e 747.561 casos confirmados. Sendo assim o Brasil continua sendo o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19 ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Enquete irá decidir nova data para o Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub afirmou em uma rede social, que entre os dias 20 e 30 de junho, o MEC irá abrir uma enquete para os inscritos no Enem decidirem uma nova data para a avaliação. Segundo Weintraub e o Inep, os candidatos poderão escolher três datas possíveis, entre elas, duas são para 2021, o que indica a possibilidade de a prova ficar para o ano que vem.

Câmara aprova projeto com ações de combate à violência doméstica durante a pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, um projeto de lei que assegura medidas de combate e prevenção à violência doméstica durante a pandemia do coronavírus. O texto determina que o poder público deve adotar medidas para garantir o atendimento presencial de mulheres, idosos, crianças e adolescentes em situação de violência, se adaptando às medidas de higiene contra o coronavírus. O texto agora segue para aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

MP dá poder a Abraham Weintraub de escolher reitores de universidade durante a pandemia

A medida provisória que permite ao ministro da Educação de nomear reitores durante a pandemia do coronavírus poderá atingir 15 universidades e 4 institutos federais porque o vencimento dos reitores acaba esse ano. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) juntamente com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) já articula uma ação no STF contra a medida. Segundo eles, a MP não consulta a comunidade escolar ou acadêmica ou se quer leva em conta a formação profissional para a escolha do novo reitor.

Polícia Civil e Ministério Público do Rio prendem bombeiro suspeito de sumir com arma usada no Caso Marielle

Um sargento do Corpo de Bombeiros suspeito de ajudar a sumir com as armas usadas para matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, foi preso nesta manhã no Rio de Janeiro. Maxwell Simões Corrêa, de 44 anos, conhecido como Suel, foi preso em casa, uma mansão de três andares num condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Suel é considerado braço-direito de Ronie Lessa, apontado como autor dos disparos.

Tesouro Nacional diz que dívida brasileira deve aumentar o dobro comparado com os demais países emergentes

O subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal do Tesouro Nacional, Pedro Jucá, informou que a dívida brasileira deve subir o dobro da média dos outros países emergentes esse ano. Segundo ele, a dívida bruta brasileira deve somar 96% do PIB ao fim de 2020. Pelas contas do Ministério da Economia, isso implicará em gastos extras de R$ 50 bilhões neste ano, elevando o gasto total para cerca de R$ 200 bilhões.

Foto: Ricardo Moraes