Geral Política

Brasil passa dos 41 mil mortos por Coronavírus e continua com baixo número de testes, governo cancela MP que dava poder à Abraham Weintraub de escolher reitores de universidades e mais notícias3 min

12/06/2020 2 min read

author:

Brasil passa dos 41 mil mortos por Coronavírus e continua com baixo número de testes, governo cancela MP que dava poder à Abraham Weintraub de escolher reitores de universidades e mais notícias3 min

Reading Time: 2 minutes

Coronavírus: Brasil passa dos 41 mil mortos e especialista diz que o número de testes ainda é baixo

Segundo os principais jornais do país, nesta sexta-feira (12), até as 13h, o Brasil registrou 41.162 mortes por coronavírus e 809.398 casos confirmados da doença no país. Especialistas avaliaram que o número ainda pode ser maior porque a testagem nos pacientes é baixa perto do que se espera em uma pandemia.

OMS diz que situação atual do Brasil é uma preocupação crescente

O chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, afirmou que a situação do Brasil é uma preocupação que está crescendo, apesar do sistema de saúde do país “ainda estar suportando” como disse Ryan. Ele alertou que o índice de ocupação das UTIs brasileiras está acima dos 90% em muitas cidades do país.

Brasil dividido: 48% querem tirar Bolsonaro e 43% preferem que ele continue

A Pesquisa realizada pelo DataPoder360 mostrou que 48% dos brasileiros acham que o presidente Jair Bolsonaro deve sair do cargo. Já outros 43% avaliam que ele deve permanecer na presidência. 9% dos entrevistados não souberam responder. A pesquisa ainda trouxe o recorte quanto ao gênero, 46% dos homens acham que Bolsonaro deve sair da Presidência. Entre mulheres, o percentual vai a 50%.

Governo exclui violência policial do balanço anual sobre violações de direitos humanos

O governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu excluir os casos de violência policial do relatório anual sobre violações de direitos humanos no país. O relatório é divulgado todos os anos com base em informações recolhidas por meio do Disque 100. Segundo o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves, os dados relacionados a agentes de segurança “não foram divulgados pois foram identificadas inconsistências em seus registros”

Desmatamento na Amazônia bate recorde em maio

Os alertas de desmatamento na Amazônia registraram recorde em maio desse ano. Foram de 829km² de destruição, o maior número para o mês de maio em cinco anos. O número é 12% acima em relação ao que foi registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Governo cancela MP que permitia ao ministro da Educação escolher os reitores de universidades públicas

O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e decidiu cancelar a medida provisória que dava à Abraham Weintraub, o poder de nomear reitores por escolha própria para universidades federais durante o período de pandemia do coronavírus. A MP causou muito tumulto nas redes sociais na terça-feira (9), e previa essa possibilidade na substituição de todos os reitores e pró-reitores cujos mandatos terminassem ao longo da pandemia. Normalmente, o MEC sempre escolhe o dirigente a partir de uma lista tríplice, montada com os votos de alunos, professores e servidores, e jamais o ministro escolheu por si só.

Foto: Jader Paes/Ag.Pará