FioCruz pretende entregar 18,4 milhões de vacinas até maio, Ministros do STF discutem sobre cultos durante a pandemia e mais notícias3 min
FioCruz vai entregar 18 milhões de vacinas contra Covid até Dia 1º de maio
A Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, divulgou hoje (5) que a previsão é que a instituição consiga entregar 18,4 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca até o dia 1º de maio. O cronograma de vacinação da FioCruz prevê que 100,4 milhões de doses vão ser produzidas até julho.
Ministros do STF marcam audiência sobre cultos na pandemia para quarta-feira
Com opiniões contrárias que dividiram os ministros do STF sobre a liberação de cultos durante a pandemia, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, marcou uma sessão no plenário para todos os ministros votarem o assunto. O assunto começou depois que, nessa semana o ministro Nunes Marques determinou que governadores e prefeitos não podem proibir celebrações religiosas que estejam dentro das normas de segurança contra Covid. No entanto, o ministro Gilmar Mendes rejeitou uma concessão que pretendia cancelar a proibição das celebrações religiosas.
Forças Armadas irão ajudar na vacinação contra Covid
O governo brasileiro decidiu avançar com o plano de usar as Forças Armadas para ajudar na campanha de vacinação contra Covid-19 no Brasil. O assunto foi tratado em reunião neste sábado com os ministros Braga Netto (Defesa) e Marcelo Queiroga (Saúde). Especialistas apontam, no entanto, que o gargalo para acelerar a campanha de vacinação é a falta de doses e que qualquer participação deve ser de apoio e não moralizadora.
Anvisa registra nove mortes e cinco vezes mais casos de reações a cloroquina
De acordo com o Jornal O Globo, as reações a cloroquina cresceram 558% após março de 2020, quando se deu início a pandemia do coronavírus. O Ministério da Saúde afirmou que está acompanhando todas as publicações referentes ao uso do “tratamento precoce” contra Covid-19. No entanto, várias pesquisas já alertaram que os medicamentos do “Kit Covid” não possuem nenhuma eficácia comprovada e podem causar danos à saúde.
Especialistas esclarecem que única forma de proteção eficaz contra Covid é a vacina
Estudos recentes indicam que o vírus SARS-CoV-2 já se multiplicou tanto que pode apresentar uma capacidade ainda maior de contágio. Baseados em dados científicos e pesquisas laboratoriais, especialistas de saúde alertam que esperar a “imunidade de rebanho” acontecer pode custar caro à sociedade e a única proteção na qual podemos confiar é a vacina. Além do risco de perder a vida após a reinfecção, uma pessoa que contrai o vírus pela segunda vez pode também transmitir a doença.
Após prejuízo, LG decide encerrar produção de celulares
A empresa sul-coreana LG anunciou que vai encerrar a produção de celulares no mundo todo. Segundo a empresa, eles estão acumulando prejuízos na área de smartphones desde o segundo semestre de 2015 e afirmou que vai concentrar o investimento em outras áreas.
Foto: Josué Damacena