Geral Política

Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich depoem na CPI da Covid, Bolsonaro insinua que China “causou” a Covid e mais notícias2 min

05/05/2021 2 min read

author:

Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich depoem na CPI da Covid, Bolsonaro insinua que China “causou” a Covid e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

CPI da Covid: Mandetta é o primeiro ex-ministro a depor

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta foi o primeiro a depor para a CPI da Covid, nesta terça-feira (4). O depoimento que durou 7 horas e 22 minutos abordou temas como a importância da ciência e das vacinas no combate à Covid no Brasil. Entre pontos fundamentais no depoimento, Mandetta disse que o comportamento do presidente Jair Bolsonaro causou “impacto” no agravamento da pandemia; que o governo federal não quis fazer campanha nacional contra Covid; contou que Bolsonaro quis propôr à Anvisa que mudassem a bula da cloroquina para que o remédio fosse recomendado contra Covid e que o governo só quis adotar medidas de distanciamento “depois do leite derramado”.

CPI da Covid: Teich diz que pediu demissão porque não tinha autonomia no Ministério

Nos 28 dias que o ex-ministro da Saúde Nelson Teich ficou à frente da pasta, ele afirmou que se continuasse no cargo ele não teria autonomia para atuar. O ex-ministro também disse que a gota d’água para deixar o governo foi o desejo do governo em “ampliar o uso da cloroquina”.

Arthur Lira envia texto de reforma tributária para a Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que o fim da Comissão Especial da Reforma Tributária foi uma obrigação regimental. No entanto, como o relator da Comissão já apresentou o parecer, Lira enviou o texto ao plenário da Câmara para que os líderes decidam se irá ser votado como PEC ou se a proposta será “fatiada” em diferentes projetos.

Bolsonaro insinua que China criou a Covid-19

Nesta quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro disse que o vírus que provoca a Covid-19 pode ter sido criado pela China como parte de uma “guerra química”. A fala de Bolsonaro foi criticada por especialistas e políticos já que cientistas e a própria OMS afirmou que o vírus não foi criado em laboratório.

Foto: Diário de Pernambuco