Geral Política

Médica Nise Yamaguchi nega existência de ‘gabinete paralelo’, governo publica edital do Enem 2021 e mais notícias2 min

02/06/2021 2 min read

author:

Médica Nise Yamaguchi nega existência de ‘gabinete paralelo’, governo publica edital do Enem 2021 e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

CPI da Covid: Médica Nise Yamaguchi nega ‘gabinete paralelo’ da Saúde

Na terça-feira (1), a médica Nise Yamaguchi depôs na CPI da Covid no Senado. A médica afirmou que “desconhece qualquer gabinete paralelo” o Ministério da Saúde, mas admitiu que participava de um “conselho científico independente” com o empresário Carlos Wizard. Nise também disse que esteve com o presidente Jair Bolsonaro “apenas umas quatro vezes” e que nunca teve encontros privados com ele, embora a agenda oficial do presidente informasse que teria acontecido uma reunião entre os dois no dia 15 de maio de 2020.

Ex-secretária da Saúde também presta depoimento à CPI

A médica infectologista Luana Araújo, que ficou apenas dez dias ocupando a cadeira de secretária de enfrentamento à pandemia de Covid, afirmou durante a CPI que não foi comunicada o motivo de ter sido desligada do cargo. Luana exerceu a função informalmente entre os dias 12 e 22 de maio deste ano e seu nome nem chegou a ser publicado do Diário Oficial. Segundo depoimento, a médica infectologista prega o respeito às medidas de distanciamento social e não concorda com o incentivo aos medicamentes sem eficácia comprovada (cloroquina) no combate ao vírus.

Governo publica edital do Enem 2021

Nesta quarta-feira (2), o governo federal publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2021. Diferente da versão anterior, em 2021 tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos mesmos dias (21 e 28 de novembro) e também terão perguntas iguais. Segundo o Inep, essas medidas são uma forma de ganhar tempo na elaboração das questões.

Secretário de Saúde do Amazonas é preso pela Polícia Federal

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, foi preso nesta quarta-feira (2) em Manaus pela Polícia Federal. Ele foi abordado no aeroporto após sair de um avião. Marcellus Campêlo foi preso em um mandado da Operação Sangria que investiga desvios na saúde no Amazonas.

FioCruz recebe material para produção do IFA no Brasil

Nesta quarta-feira (2), a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro recebeu o banco de células e de vírus para a produção do IFA da vacina contra Covid em território nacional. O material que veio do Estados Unidos ajudará na produção da vacina no Brasil.

Foto: Frederico Brasil