Geral Política

Anvisa libera testes da ButanVac, Ministro da Saúde diz que não tem autonomia no próprio ministério e mais notícias2 min

09/06/2021 2 min read

author:

Anvisa libera testes da ButanVac, Ministro da Saúde diz que não tem autonomia no próprio ministério e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Anvisa libera testes da ButanVac em humanos

A Anvisa concedeu nesta quarta-feira (9), a autorização para os testes da ButanVac em voluntários. A ButanVac é a vacina criada no Instituto Butanta, em São Paulo. Inicialmente, a vacina será testada em 400 dos 6 mil voluntários previstos na fase 1 e 2.

CPI da Covid: Marcelo Queiroga diz não ter ‘carta branca’ do próprio Ministério

Pela segunda vez na CPI da Covid, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga foi questionado sobre a própria autonomia na pasta e reforçou que ele não tem “carta branca” lá dentro. O médico, e atual ministro, também foi questionado pelos senadores sobre a distribuição de vacinas, a realização da Copa América no Brasil e sobre o uso de medicamentos sem eficácia contra a Covid.

Laboratório que desenvolveu CoronaVac sugere que Brasil tenha relação mais ‘fluida’ com a China

Depois dos ataques do presidente Jair Bolsonaro e também de seus defensores, o presidente da Sinovac, que desenvolveu a vacina CoronaVac, aconselhou os diplomatas brasileiros que o “governo brasileiro buscasse desenvolver uma relação mais fluida e positiva com o governo chinês” e afirmou não ser apenas uma questão comercial, mas também diplomática.

Presidente da Argentina é criticado por dizer que brasileiros “saíram da selva” e argentinos “dos barcos”

Em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro da Espanha, o presidente argentino Alberto Fernández surpreendeu a plateia ao declarar que “os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, assim construímos nossa sociedade”. O presidente argentino cometeu, ainda, um erro sobre a frase original que o inspirou em sua polêmica declaração. Segundo Fernández, a frase teria sido dita pelo escritor, Prêmio Nobel da Literatura e diplomata mexicano Octavio Paz. A ele é atribuído o seguinte comentário: “Os mexicanos são descendentes de aztecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos”.

Foto: Governo do Estado de São Paulo