Geral Política

Brasil volta a registrar tendência de alta de mortes por Covid, Justiça autoriza retenção de passaporte de Carlos Wizard e mais notícias2 min

18/06/2021 2 min read

author:

Brasil volta a registrar tendência de alta de mortes por Covid, Justiça autoriza retenção de passaporte de Carlos Wizard e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Brasil volta a registrar tendência de alta nas mortes por Covid depois de 2 meses

Na quinta-feira (17), o Brasil identificou 2.335 mortes por Covid-19 totalizando 496.172 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes voltou a ultrapassar as duas mil mortes em 24 horas. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +19% e indica tendência de alta nos óbitos decorrentes do vírus.

CPI da Covid: Justiça autoriza retenção de passaporte de Carlos Wizard

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, autorizou a retenção do passaporte do empresário Carlos Wizard. O empresário e dono da rede de cursos de inglês Wizard, é apontado como um dos integrantes do suposto “gabinete paralelo da saúde” que teria assessorado o presidente Jair Bolsonaro a agir paralelamente ao Ministério da Saúde durante a pandemia. Carlos Wizard deveria ter comparecido ao Senado para prestar depoimento no último dia 17 de junho, mas não compareceu alegando estar no Estados Unidos.

Médico pró-cloroquina diz que Bolsonaro atrapalhou os médicos

Nesta sexta-feira (18), a CPI da Covid ouviu dois médicos apoiadores do “tratamento precoce” com a cloroquina. Francisco Cardoso Alves disse que a postura do presidente Jair Bolsonaro em defender o remédio, atrapalhou o trabalho médico no Brasil durante a pandemia. Ambos os médicos Francisco Cardoso Alves e Ricardo Ariel Zimerman, que prestaram depoimentos à CPI da Covid, assinaram uma nota técnica do Ministério Público Federal de Goiás com recomendações para o uso da cloroquina nos pacientes da região.

Agência da ONU para Refugiados conclui que o mundo atingiu um novo recorde de deslocamento forçado

A Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) divulgou o relatório “Tendências Globais” com dados atualizados sobre a atual realidade de pessoas refugiadas, deslocadas e apátriadas no mundo. Segundo o relatório, até o final de 2020, 82,4 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar no mundo. O dado comprova que há 9 anos seguidos este número só tende a crescer de forma constante e ininterrupta.

Cientistas investigam a eficácia e os ajustes que podem ser feitas nas vacinas contra Covid

Com bases em testes realizados ao redor do mundo, especialistas afirmaram que as vacinas contra a Covid-19 já apresentam um resultado de ser quase 100% eficazes na prevenção de hospitalizações e mortes. Embora os imunizantes como a Sinovac, AstraZeneca e Johnson & Johnson apresentarem taxa de eficácia mais baixa, ainda sim, são eficazes na prevenção de casos graves. Há evidências também que as vacinas reduzem a transmissão da Covid-19, embora médicos e especialistas continuarem recomendando o uso de máscara e outras medidas como álcool gel.

Foto: Evaristo Sá/AFP