Geral Política

Entenda o que é ‘prevaricação’ crime que CPI da Covid investiga sobre Bolsonaro, Carlos Wizard deve depor na segunda-feira e mais notícias2 min

26/06/2021 2 min read

author:

Entenda o que é ‘prevaricação’ crime que CPI da Covid investiga sobre Bolsonaro, Carlos Wizard deve depor na segunda-feira e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Entenda o que é ‘prevaricação’, crime que CPI da Covid investiga sobre Bolsonaro

Na sexta-feira (26), o deputado federal Luís Claudio Miranda (DEM) afirmou, em depoimento à CPI da Covid, que informou o presidente Jair Bolsonaro sobre um suposto esquema ilegal na compra bilionária da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. Segundo o deputado, durante uma reunião, Bolsonaro disse que sabia que um deputado da base do governo estava envolvido no caso e que levaria a denuncia à Polícia Federal, no entanto, isso não foi feito. Questionado pelos senadores, o deputado Luis Claudio Miranda disse que Bolsonaro estava se referindo ao líder do governo no Congresso, o deputado Ricardo Barros (PP). Com todas essas informações, a cúpula da CPI informou que vai levar os indícios colhidos ao STF alegando que Bolsonaro teria cometido crime de prevaricação. Ou seja, Bolsonaro supostamente sabia do esquema e não teria feito nada para avisar ou impedir o crime.

Empresário Carlos Wizard deve depor na CPI na segunda

Segundo a defesa de Carlos Wizard, o empresário deve desembarcar no Brasil na segunda-feira (28) para prestar depoimento à CPI da Covid no Senado. A convocação de Wizard foi aprovada pelos membros da CPI após suspeitas de que Carlos Wizard teria participado do suposto ‘gabinete paralelo’ da Saúde.

Bolsonaro diz que Polícia Federal vai investigar irmão que denunciaram a pressão para comprar a Covaxin

Em um evento na sexta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro disse que a Polícia Federal vai investigar o deputado federal Luís Miranda e o seu irmão, Luis Ricardo Miranda, que é servidor do Ministério da Saúde. Os dois foram responsáveis pela denúncia do esquema de compra bilionário das vacinas indianas Covaxin.

Pesquisa revela que para 53% dos brasileiros, o principal responsável por vacina é Bolsonaro ou Ministério da Saúde

Uma pesquisa realizada no mês de junho pelo Poder360 mostrou que a maioria dos brasileiros considera que o principal responsável pela chegada das vacinas contra Covid-19 no Brasil, é o governo federal. A pesquisa mostra números diferentes em comparação com a mesma pesquisa feita em fevereiro deste ano. Na época, 27% dos entrevistados indicavam que era o governador de São Paulo, João Doria, enquanto 25% apontava o Ministério da Saúde e 22% Bolsonaro.

Conta de luz segue elevada em julho, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a conta de luz no mês de julho, seguirá com a taxa extra elevada. A bandeira tarifária está na cor vermelha e deve continuar. A decisão foi tomada devido aos baixos níveis nos reservatórios.

Foto: Marcos Corrêa