Geral Política

Entenda o que está acontecendo no Afeganistão após grupo Talibã assumir o país e mais notícias2 min

16/08/2021 2 min read

author:

Entenda o que está acontecendo no Afeganistão após grupo Talibã assumir o país e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Entenda o que está acontecendo no Afeganistão, o que é o Talibã e como ele assumiu o controle do país

O Talibã foi formado por ex-combatentes da resistência afegã que lutaram contra as tropas invasoras soviéticas na década de 1980. Eles pretendiam impor sua interpretação da lei islâmica e remover qualquer influência estrangeira no país. Após os ataques do 11 de setembro de 2001 nas torres do World Trade Center, no Estados Unidos, tropas americanas invadiram o Afeganistão com o objetivo de impedir o Talibã de fornecer condições para o grupo Al Qaeda – que teria orquestrado o ataque as torres. Nessas duas décadas desde que foram destituídos do poder, o Talibã havia travado guerra contra as forças aliadas do governo afegão juntamente com o EUA.

Na semana passada, analistas dos serviços de inteligência dos EUA previram que demorariam várias semanas para que o governo civil do Afeganistão caísse para os combatentes do Talibã. No entanto, em vez de semanas, levou-se dias. Após o ex-presidente do Afeganistão Ashraf Ghani fugir do pais e as forças americanas deixarem o país, no dia 15 de agosto, o grupo Talibã reconquistou o controle do local, invadindo inclusive o palácio presidencial do país.

Tensão criada por Bolsonaro é motivo para reunião entre presidentes da Câmara, do Senado e o ministro da Casa Civil

Na tarde desta segunda-feira (16), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira e o ministro da Casal Civil, Ciro Nogueira se reuniram para estabelecer um canal de diálogo devido a instabilidade causada por Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, Bolsonaro atacou integrantes do STF e do TSE e disse que pediria o impeachment dos ministros Luis Roberto Barroso e Alexandres de Moraes.

PGR informa que abriu apuração preliminar sobre ataques de Bolsonaro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao STF que determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar se a conduta do presidente Bolsonaro, nos sistema de votação, configura algum crime. A decisão de Aras é uma resposta ao STF após a ministra Cármen Lúcia ter cobrado, por duas vezes, uma manifestação da PGR sobre o pedido.

Economistas elevam estimativa e projetam inflação acima de 7%

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação em 2021 superando a barreira dos 7%. Ao mesmo tempo, o mercado projetou um alta menor no PIB e juros mais altos. O resultado disso tudo são produtos com preços mais elevados, principalmente os alimentos nos mercados.

Foto: AFP