Geral Meio Ambiente Política Saúde

Brasil volta a bater recorde de novos casos e mortes por Covid, Pesquisadores descobrem por que a Ômicron mata menos e mais notícias2 min

24/01/2022 2 min read

author:

Brasil volta a bater recorde de novos casos e mortes por Covid, Pesquisadores descobrem por que a Ômicron mata menos e mais notícias2 min

Reading Time: 2 minutes

Brasil volta a bater recorde de mortes e novos casos de Covid

O Brasil registrou nesta segunda-feira (24) 90.509 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi 150.236 sendo a maior marca registrada até aqui. O país também registrou 267 mortes pela Covid-19 com a média móvel de 307 óbitos pela doença. Essa é a maior marca registrada desde 31 de outubro.

Pesquisadores descobrem por que a Ômicron mata menos que as outras variantes

Nesta segunda-feira (24), cientistas de universidades alemãs publicaram um estudo mostrando os motivos pelos quais a cepa ômicron causa menos óbitos e casos graves da doença. A principal descoberta foi a de que a Ômicron é facilmente inibida pela interferon, uma proteção que está presente no próprio corpo. Além disso, os pesquisadores revelaram que a variante é vulnerável a oito medicamentos antivirais que estão sendo testados no tratamento da doença.

Ministro do STF suspende parte do decreto de Bolsonaro que autoriza construção em área de cavernas

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu parte do decreto do presidente Jair Bolsonaro que permitiu construções em áreas de cavernas. Lewandowski derrubou dois trechos do texto: o que permite a construção de empreendimentos e atividades nas cavernas e o que permitia a destruição das cavernas que os órgãos ambientais classificam como de relevância máxima.

Bolsonaro corta verbas voltada para indígenas, quilombolas e pesquisas científicas

Ao aprovar o Orçamento de 2022, o presidente Jair Bolsonaro vetou recursos que já tinham sido aprovados para as áreas de pesquisas científicas e políticas públicas voltadas para indígenas e quilombolas. Os cortes também atingiram projetos para assentamentos rurais, pesquisas universidades, reforma agrária e políticas de igualdade e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Governo desenha PEC com medidas para tentar frear a alta da luz, do diesel e do gás

A PEC que o governo pretende enviar ao Congresso no início de fevereiro prevê a criação de um “fundo de estabilização” dos preços do óleo diesel e do gás de cozinha, além de repasses para evitar a elevação da conta de luz. O fundo, segundo o jornal O Globo, deverá ser alimentado pela arrecadação de royalties de petróleo.

Foto: CNN Brasil